11 março 2017

Festival 2017 [38]: RL e SI

Informações gerais sobre as rampas de lançamento (RL) e os sistemas de ignição (SI) que poderão ser usados no IV Festival Brasileiro de Minifoguetes (2017):
  • Tanto as RL quanto os SI poderão ser de qualquer tipo e material.
  • Não é obrigatório que a RL tenha um sistema para ajustar o ângulo de lançamento de 80 graus. Durante o IV Festival Brasileiro de Minifoguetes (2017), este ângulo será ajustado com calços, se necessário, e será conferido com equipamentos do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS)/UFPR.
  • Recomenda-se usar SI autônomos em relação à energia elétrica, isto é, que sejam baseados em pilhas e baterias. No Centro Politécnico teremos energia elétrica de rede relativamente próxima mas será necessário usar extensão elétrica. Já na Fazenda Canguiri não haverá energia elétrica de rede no local de lançamento.
Durante o IV Festival Brasileiro de Minifoguetes (2017), para as equipes que precisarem, o GFCS emprestará os seguintes sistemas de ignição:

  • Estes, que usa 4 pilhas AA, tem chave de segurança e condutor elétrico com 9 metros de comprimento. A NAR (National Association of Rocketry, dos Estados Unidos) recomenda usar este SI em minifoguetes com impulso total instalado nos motores de até a classe F (80 N.s).
  • Aerotech com bateria de 12V/7A, tem chave de segurança e condutor elétrico com 100 metros de comprimento.

Durante o  IV Festival Brasileiro de Minifoguetes (2017), para as equipes que precisarem, o GFCS emprestará as seguintes rampas de lançamento:
  • Uma RL cuja guia tem 715 mm de comprimento útil e diâmetro máximo de 3,3 mmO minifoguete precisa ter tubo-guia (launch-lug).
  • Uma RL cuja guia tem 920 mm de comprimento útil e diâmetro máximo de 4,0 mmO minifoguete precisa ter tubo-guia (launch-lug).
  • Uma RL de 3 hastes de alumínio com 1000 mm de comprimento útil que permite lançar minifoguetes com diâmetro externo entre 15 e 45 mm. O minifoguete não precisa ter tubo-guia (launch-lug) mas deve ter o maior diâmetro com pelo menos 50 mm de comprimento.
  • Uma RL de 3 hastes de alumínio com 1500 mm de comprimento útil que permite lançar minifoguetes com diâmetro externo entre 15 e 55 mm. O minifoguete não precisa ter tubo-guia (launch-lug) mas deve ter o maior diâmetro com pelo menos 50 mm de comprimento.
As equipes que precisarem de SI e RL fora das especificações acima deverão trazer seus próprios equipamentos para efetuar os lançamentos de seus minifoguetes.


Informações sobre o IV Festival Brasileiro de Minifoguetes (2017) estão disponíveis em

Nenhum comentário:

Postar um comentário