19 janeiro 2018

Festival 2018 [18]: rampas e ignição

Informações gerais sobre as rampas de lançamento (RL) e os sistemas de ignição (SI) que poderão ser usados no V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018):
  • Tanto as RL quanto os SI poderão ser de qualquer tipo e material.
  • Não é obrigatório que a RL tenha um sistema para ajustar o ângulo de lançamento. Durante o evento, este ângulo será ajustado com calços, se necessário, e será conferido com equipamentos do Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS)/UFPR.
  • Recomenda-se usar SI autônomos em relação à energia elétrica, isto é, que sejam baseados em pilhas e baterias. Pois nos locais de lançamento não será disponibilizado energia elétrica de rede.

Durante o evento, para as equipes que precisarem, o GFCS emprestará os seguintes sistemas de ignição:
  • Estes, que usa 4 pilhas AA, tem chave de segurança e condutor elétrico com 9 metros de comprimento, que recomendamos usar em minifoguetes com impulso total instalado em motor comercial de até a classe E (40 N.s).
  • Aerotech com bateria de 12V/5A, tem chave de segurança e condutor elétrico com 9 metros de comprimento, que recomendamos usar em minifoguetes com impulso total instalado em motor comercial de até a classe E (40 N.s).
  • Aerotech com bateria de 12V/7A, tem chave de segurança e condutor elétrico com 100 metros de comprimento. Usamos em minifoguetes com impulso total instalado em motor experimental até a classe H (320 N.s).

Durante o evento, para as equipes que precisarem, o GFCS emprestará as seguintes rampas de lançamento:
  • Uma RL cuja guia tem 715 mm de comprimento útil e diâmetro máximo de 3,3 mmO minifoguete precisa ter tubo-guia (launch-lug).
  • Uma RL cuja guia tem 920 mm de comprimento útil e diâmetro máximo de 4,0 mmO minifoguete precisa ter tubo-guia (launch-lug).
  • Uma RL de 3 hastes de alumínio com 1000 mm de comprimento útil que permite lançar minifoguetes com diâmetro externo entre 15 e 45 mm. O minifoguete não precisa ter tubo-guia (launch-lug) mas deve ter o maior diâmetro com pelo menos 50 mm de comprimento e 3 empenas. O raio do minifoguete com empena poderá ser de no máximo 70 mm.
  • Uma RL de 3 hastes de alumínio com 1500 mm de comprimento útil que permite lançar minifoguetes com diâmetro externo entre 15 e 55 mm. O minifoguete não precisa ter tubo-guia (launch-lug) mas deve ter o maior diâmetro com pelo menos 50 mm de comprimento e 3 empenas. O raio do minifoguete com empena poderá ser de no máximo 95 mm.

As equipes que precisarem de SI e RL fora das especificações acima deverão trazer seus próprios equipamentos para efetuar os lançamentos de seus minifoguetes.


Informações sobre o V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018) estão disponíveis em:
Site do evento: http://www.foguete.ufpr.br/
Facebook do evento: https://www.facebook.com/groups/minifoguete/ (peça a sua inclusão no grupo)
Grupo do evento no WhatsApp: Festival de Minifoguetes (peça a sua inclusão no grupo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário