13 janeiro 2017

Festival 2017 [25]: atualização sobre altímetros para empréstimo

Para as equipes que precisarem, o Grupo de Foguetes Carl Sagan (GFCS) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a equipe GREAVE da Universidade Positivo (UP) emprestarão os seguintes tipos de altímetro de bordo durante o Festival  Brasileiro de Minifoguetes de 2017:

Alt15K/WD. Massa = 15,9 g. Este altímetro tem 78,8 x 14,1 x 14,4 mm. Salva 3 voos.
Detalhes em http://www.perfectflite.com/a15k.html

MicroPeak. Massa = 1,9 g. Este altímetro tem 18,1 x 14,5 x 6,4 mm. Salva apenas 1 voo.
Detalhes em http://www.apogeerockets.com/Electronics_Payloads/Altimeters/MicroPeak_Altimeter
O Micropeak será emprestado prioritariamente às equipes das categorias de apogeu máximo: classes 1/2A e A.

NanoPeak. Massa = 2,1 g. Este altímetro tem 18 x 15 x 6 mm. Salva apenas 1 voo.

Devido a um problema de força maior, não teremos altímetros do tipo LAE-P para empréstimo.

Para usar estes altímetros é necessário haver pelo menos 3 orifícios, com 1,6 mm de diâmetro, entre o interior e o exterior do tubo-foguete aonde ficará o altímetro. Mas recomenda-se fazer 6 orifícios em 2 níveis diferentes.

O minifoguete deverá ser construído de tal forma que se possa acessar, alguns instantes antes do lançamento, o local aonde ficará o altímetro para colocá-lo dentro do minifoguete.

Depois do voo é necessário retirar o altímetro para obter o apogeu alcançado.

A equipe interessada em usar algum altímetro do GFCS/UFPR ou da GREAVE/UP deverá atender ao seguinte:
  • O altímetro deverá ficar em um compartimento (cápsula) próprio do minifoguete de tal forma que ao ser ejetado o sistema de recuperação, os gases não danifiquem o altímetro.
  • Dentro do compartimento, deverá haver espuma ou isopor embaixo e acima do altímetro, para protegê-lo do impacto na queda, principalmente no caso de não funcionar o sistema de recuperação por paraquedas ou fita.
Estes altímetros serão operados por membros do GFCS/UFPR e GREAVE/UP.

ATENÇÃO: a equipe que pegar altímetros emprestados do GFCS/UFPR e GREAVE/UP, e perder ou danificar um ou mais altímetros durante o evento, terá que devolver durante o ano de 2017 a quantidade perdida de altímetros, do mesmo tipo emprestado.

Pretendemos emprestar nossos altímetros a todas as equipes que precisarem mas a quantidade disponível de altímetros é limitada.

Portanto, recomendamos que cada equipe tente desenvolver o seu próprio altímetro para usar no evento. Por exemplo, com o tutorial do altímetro LAE-P que está disponível no link
https://drive.google.com/file/d/0BxCmSuIXDboDTkU3enJBc3J6VmM/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário