domingo, 22 de outubro de 2017

Festival 2018 [8]: condições para realizar lançamentos


Condições para realizar lançamentos no

V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018)
(atualizado em 22 Out 2017)

As seguintes condições deverão ser atendidas para que qualquer minifoguete possa ser lançado durante o V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018).

Minifoguete com motor comercial:
1) Fazer a inscrição do minifoguete preenchendo todas as informações pertinentes do formulário.
2) No mínimo dois voos-teste.
3) As seguintes condições devem ser atendidas em cada voo-teste:
           a) Voo estável ou quase estável, ou seja, que o minifoguete tenha subido verticalmente ou                dentro de um ângulo máximo de 30 graus com a vertical durante a fase propulsada.
           b) Que o sistema de recuperação tenha funcionado conforme projetado ou esperado (exceto            na categoria Fundamental), resultando em um pouso sem danos estruturais ao                              minifoguete, com exceção das empenas.

Minifoguete com motor não comercial:
1) Todas as mesmas condições de minifoguete com motor comercial.
2) Fazer a inscrição do motor-foguete preenchendo todas as informações pertinentes do formulário.
3) Sem anomalias importantes no motor em cada voo-teste, isto é, sem explosão, sem ejeção de componentes como tubeira e tampa do motor.
4) No mínimo três testes estáticos com medida do empuxo versus tempo sem anomalias importantes em cada motor, isto é, sem explosão, sem ejeção de componentes como tubeira e tampa do motor.

O atendimento às condições acima não garante o lançamento do minifoguete no evento devido ao limite de lançamentos em cada categoria, sistema de pontuação e número de equipes inscritas.

            Mesmo havendo vagas disponíveis para lançamento em qualquer categoria do evento, poderá ser indeferida a inscrição do minifoguete que:
· Não tiver no mínimo dois voos-teste antes do evento.
· Não tiver no mínimo três testes estáticos antes do evento, para o caso de motor não comercial.
· Não cumprir o prazo máximo de inscrição (31 Mar 2018).
· Tiver falta de informações nos formulários de inscrição do minifoguete e do seu motor (se não comercial).
· Tiver características diferentes dos minifoguetes dos voos-teste a ponto de comprometer a sua estabilidade em voo e segurança do público.
· Tiver motor não comercial com características diferentes dos motores testados estaticamente a ponto de comprometer o seu funcionamento e segurança do público.

Observações e recomendações:
Ø Não há limite para a quantidade de voos-teste que uma equipe poderá fazer. Portanto, recomenda-se que a equipe faça a quantidade necessária de voos-teste para atingir as condições mínimas já descritas acima.
Ø Não há limite para a quantidade de testes estáticos que uma equipe poderá fazer. Portanto, recomenda-se que a equipe faça a quantidade necessária de testes estáticos para atingir as condições mínimas já descritas acima para o caso de motor não comercial.
Ø O objetivo das restrições acima é reduzir substancialmente o risco de acidentes durante o evento.
  
Comissão de Eventos

Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR)


Informações sobre o V Festival Brasileiro de Minifoguetes (2018) estão disponíveis em:

Site do evento: http://www.foguete.ufpr.br/


Facebook do evento: https://www.facebook.com/groups/minifoguete/ (peça a sua inclusão no grupo)

Grupo do evento no WhatsApp: Festival de Minifoguetes (peça a sua inclusão no grupo)

E-mail: minifoguete@gmail.com

Um comentário:

  1. Uma sugestão para as equipes que têm dificuldades em realizar lançamentos de teste para as categorias 2k e 3k: façam testes de voo para apogeu de 1k ou 500 metros. Estes testes já permitirão verificar os sistema de recuperação e localização, funcionamento do motor em voo e principalmente a estabilidade do minifoguete; mas tomem cuidado para manter a mesma margem estática do voo-teste de baixa altitude com o voo de alto apogeu que será feito no Festival 2018. Da mesma forma, as equipes que competirão nas categorias de 500 m e 1k poderão fazer testes respectivamente para apogeus de 200 e 500 metros. Não são testes ideais mas ajudará muito na obtenção da autorização para fazer lançamento no Festival 2018.

    ResponderExcluir