As regras para as categorias de apogeu máximo do IV Festival Brasileiro de Minifoguetes são as seguintes:
· Objetivo: o minifoguete deve atingir o maior
apogeu em cada categoria.
· 2 categorias: classes ½A e A.
· Classe
do motor-foguete: a de cada categoria, conforme a tabela abaixo.
· Quantidade de
motores em cada minifoguete: um.
· Quantidade de
estágios no minifoguete: um.
· Vencedor: a equipe cujo minifoguete atingir o maior apogeu.
· A
tabela abaixo especifica o intervalo de impulso total do motor de cada classe,
o recorde da NAR (National Association of Rocketry – Estados Unidos) e brasileiro
em cada categoria e o apogeu mínimo que cada minifoguete deve atingir para ser
classificado e premiado.
Classe
|
Impulso total (N.s)
|
Recorde NAR (m)
|
Recorde brasileiro (m)
|
Apogeu mínimo (m)
|
1/2A
|
0,626 a 1,25
|
151
|
121
|
60
|
A
|
1,26
a 2,50
|
313
|
169
|
84
|
Recordes NAR e brasileiros atualizados até 17 Mai 2016
Regras gerais para todas as
categorias:
1) Os minifoguetes serão lançados com ângulo de 80º ± 1º.
2) Cada equipe poderá
tentar até duas vezes ignitar o motor de cada minifoguete em cada categoria.
Caso não consiga ignitar, deverá substituir o motor e/ou minifoguete e poderá
fazer uma nova e última (terceira) tentativa de ignitar o motor.
3) Cada equipe poderá
lançar um minifoguete em cada categoria. Mas, dependendo do número de equipes
concorrentes, do tempo disponível para realizar os lançamentos, do número de
altímetros disponíveis, das condições meteorológicas e da decisão da equipe,
poderá haver um segundo lançamento.
4) Cada equipe será responsável por encontrar o seu
minifoguete após o voo.
5) Método
para determinar o apogeu: altímetro eletrônico a bordo que registre a
trajetória completa, desde o lançamento até o impacto com o solo; não são aceitos altímetros que só registram
o apogeu.
6) Se por qualquer motivo não puder ser lido o apogeu de
um altímetro, o valor será considerado nulo e o minifoguete será
desclassificado.
7) Cada equipe deverá usar em seus
minifoguetes os seus próprios altímetros, sejam comerciais ou caseiros. Sob
pedido, a Organização do Festival poderá emprestar os seus altímetros para uso
no evento; neste caso, se o altímetro for perdido ou danificado, a equipe terá
que devolver outro igual.
8) As três equipes com os melhores resultados em cada
categoria serão premiadas desde que o apogeu do minifoguete registrado pelo
altímetro atinja o apogeu mínimo da respectiva categoria na qual concorre,
conforme indicado na tabela acima.
Regras sobre as equipes:
1) Cada
equipe deverá fazer a sua inscrição
no prazo estipulado pela Organização do Festival.
2) Não há qualquer restrição sobre as equipes das
competições em relação ao número de membros, nível de escolaridade, curso,
instituição, idade etc; inclusive, uma equipe poderá ser constituída por uma
única pessoa.
3) Não há limite no número de equipes de uma mesma
instituição de ensino, nem quanto à sua constituição, se de um ou mais cursos.
4) Uma mesma equipe poderá participar das categorias que
quiser, entre uma e todas.
5) A participação no evento é aberta a qualquer pessoa,
estudante de qualquer nível de ensino ou não estudante.
6) Cada equipe terá que arcar com as suas despesas de
viagem, hospedagem, transporte e alimentação durante o evento. Porém, a Organização do Festival tentará conseguir alojamentos improvisados
na UFPR sob pagamento de uma pequena taxa para quem tiver interesse. Será
cobrada uma taxa para o transporte entre os dois locais do evento (Centro
Politécnico e Fazenda) para quem tiver interesse. Outras facilidades e
respectivas taxas serão informadas através dos formulários de inscrição.
7) Cada membro de equipe menor de 18 anos deverá
apresentar uma autorização de seus responsáveis, que permita participar das
competições.
8) Cada participante terá que assinar uma declaração na
qual se responsabilizará por qualquer dano causado por seus minifoguetes e sua
participação no evento.
9) Durante o evento, ninguém poderá consumir bebida alcoólica
ou substâncias proibidas.
10) As
equipes deverão fazer a inscrição de seus membros no prazo estipulado pela Organização do Festival, pagando uma taxa por membro. Os valores pagos não serão devolvidos no
caso de desistência da equipe inteira ou de parte da equipe.
11) Cada equipe
deverá expor os seus minifoguetes e um banner sobre a equipe e seus minifoguetes.
12) Um mesmo grupo de
foguetes só poderá participar com uma equipe em cada categoria.
Regras sobre os
motores-foguete:
1) Cada equipe
terá que usar um motor-foguete fornecido pela Organização do Festival no início
da sessão de lançamentos. A equipe terá até 30 minutos para preparar o seu
minifoguete após receber o motor.
2) Informações detalhadas sobre os motores que deverão
ser usados estão disponíveis na internet no link
3) Para a
classe ½A há um único tipo de motor disponível, do tipo fogos-de-artifício (foguete-de-vara); o
propelente fica exposto na parte superior dele, não tendo fechamento.
4) Para a
classe A há dois tipos de motor disponíveis. Cada equipe terá que optar por um deles. Um dos tipos de motor é de
fogos-de-artifício (foguete-de-vara); o propelente fica exposto na parte
superior dele, não tendo fechamento. Já o outro tipo de motor é fabricado pela
Bandeirante, próprio para espaçomodelos, com tubeira e tampa de fechamento do
propelente.
5) Estes
motores não poderão sofrer qualquer modificação pela equipe.
6) Estes motores não têm carga temporizadora nem carga
ejetora.
Regras sobre os
minifoguetes:
1) Cada equipe deverá projetar e fabricar ou
montar os seus minifoguetes.
2) É obrigatório que
cada minifoguete tenha algum sistema de recuperação por paraquedas, fita etc para
reduzir a velocidade de queda do minifoguete a no máximo 36 km/h (10 m/s), para
permitir que ele seja visível e evite acidentes.
3) Cada equipe terá que arcar com as despesas de
desenvolvimento e testes de seus minifoguetes.
4) Se o sistema de
recuperação não funcionar e/ou a velocidade de queda do minifoguete for
superior a 36 km/h (10 m/s),
ele será desclassificado.
5) Cada equipe será responsável pelo
lançamento dos seus minifoguetes, com sua própria rampa de lançamento e sistema
de ignição. Sob pedido, a Organização do Festival poderá emprestar as suas rampas de lançamento
e sistemas de ignição.
6) Para
cada categoria, a equipe deverá fazer a inscrição do seu minifoguete no prazo
estipulado pela Organização do Festival, incluindo fotos, vídeos, dados e resultados
de pelo menos dois voos bem-sucedidos antes do Festival. O minifoguete inscrito
no Festival deverá ter as mesmas características físicas (geométricas,
materiais e de massa) dos dois testes bem-sucedidos antes do evento. Será
cobrada uma taxa para inscrever minifoguete em cada categoria. Com base na inscrição,
a Organização do Festival poderá indeferir o uso do minifoguete no evento, por
considerá-lo inseguro.
7) Poderão ser usados
minifoguetes constituídos por qualquer tipo de material.
8) Desde que sejam atendidas as restrições acima, as
equipes têm liberdade para fabricar e montar os seus minifoguetes da forma que
quiserem, usando componentes ou kits comerciais ou de fabricação própria.
Locais a serem realizados
os lançamentos dos minifoguetes:
1) Centro Politécnico da UFPR, campo de futebol 1 do CED,
em Curitiba (PR). Altitude: 908 ± 1 m.
Coordenadas: S 25º 27’ 11,54” e W 49º 14’ 10,10”.
2) Fazenda Canguiri da UFPR, NITA, em Pinhais (PR).
Altitude: 925 ± 1 m.
Coordenadas: S 25º 24’ 4,70” e W 49º 7’ 14,94”.
Contato para esclarecer dúvidas: minifoguete@gmail.com
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