26 janeiro 2019

Festival 2019 [22]: condições para lançamento


Condições mínimas e obrigatórias para se
realizar lançamento de minifoguete no

VI Festival Brasileiro de Minifoguetes (2019)

As seguintes condições mínimas e obrigatórias têm que ser atendidas para que qualquer minifoguete possa ser lançado durante o VI Festival Brasileiro de Minifoguetes (2019). O texto abaixo é um extrato das regras e formulários já divulgados.

Minifoguete com motor comercial:
1) Fazer no mínimo dois voos-teste bem-sucedidos. Voo-teste bem-sucedido é aquele que atenda às quatro seguintes condições: (i) voo estável ou quase estável, ou seja, que o minifoguete tenha subido verticalmente ou dentro de um ângulo máximo de 30 graus com a vertical durante o voo ascendente e com o nariz sempre apontado para cima até o apogeu; (ii) que o motor-foguete não apresente anomalia importante durante o seu funcionamento, isto é, sem explosão, sem ejeção de componentes como tubeira e tampa do motor etc; (iii) que o sistema de recuperação tenha funcionado conforme projetado ou esperado (exceto na categoria Fundamental), resultando em um pouso com velocidade de no máximo 36 km/h (10 m/s); e (iv) que todos os componentes estruturais do minifoguete pousem unidos.
2) Fazer a inscrição do minifoguete preenchendo todos os itens obrigatórios do formulário.
3) Atender a todas as regras do evento.
4) Ter feito a inscrição do minifoguete dentro do prazo.
5) Ter a inscrição do minifoguete deferida pela Organização do Festival.
6) Estar dentro do limite de lançamentos previsto para cada categoria. As vagas serão preenchidas em ordem cronológica de inscrições deferidas.
7) Ser aprovado na inspeção feita pela Organização do Festival em sessão anterior a de lançamento.
8) Ser aprovado na inspeção feita pela Organização do Festival na sessão de lançamento com o minifoguete na rampa pronto para o seu lançamento.

Minifoguete com motor não comercial:
1) Todas as mesmas condições de minifoguete com motor comercial.
2) Fazer no mínimo três testes bem-sucedidos do motor não comercial da equipe. Teste bem-sucedido é aquele que não apresenta anomalia importante durante o funcionamento do motor, isto é, sem explosão, sem ejeção de componentes como tubeira e tampa do motor etc.
3) Fazer a inscrição do motor-foguete preenchendo todos os itens obrigatórios do formulário.
4) Ter feito a inscrição do motor dentro do prazo.
5) Ter a inscrição do motor deferida pela Organização do Festival.

Observações e recomendações:
Ø Não há limite para a quantidade de voos-teste que uma equipe poderá fazer. Portanto, recomenda-se que a equipe faça a quantidade necessária de voos-teste para atingir as condições mínimas já descritas acima.
Ø Não há limite para a quantidade de testes estáticos que uma equipe poderá fazer. Portanto, recomenda-se que a equipe faça a quantidade necessária de testes estáticos para atingir as condições mínimas já descritas acima para o caso de motor não comercial.
Ø O objetivo das restrições acima é reduzir substancialmente o risco de acidentes durante o evento.
Ø O Festival não é um evento para testes. O Festival é um evento para exibição dos melhores minifoguetes brasileiros!
Ø Se você acha que o seu minifoguete não é confiável, por favor, não faça a inscrição dele no Festival; não corra o risco de ferir os membros da sua e de outras equipes, espectadores e terceiros.

Comissão de Eventos
Associação Brasileira de Minifoguetes (BAR)



Agradecemos pela colaboração em divulgar o evento entre possíveis interessados.


(peça a sua inclusão no grupo)

Grupo do evento no WhatsApp: Festival de Minifoguetes


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BAR completa 8 anos